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Criação de Personagens

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Mensagem  Matt G. Qua 17 Abr 2013, 17:26

"Em um universo paralelo, esse universo seria um universo paralelo"

Bem-vindos, mais uma vez, a mais uma já conhecida etapa da preparação para uma aventura de RPG: a criação de personagens. Nesta mais recente iteração de um cenário de campanha proposto nesse fórum, estarei incumbido de tentar oferecer uma experiência proveitosa e, se possível, duradoura.

Aos que me conhecem, sabem que sou bastante familiarizado com o sistema de regras de Dungeons & Dragons 3.5. Portanto, não seria surpresa que eu usasse o mesmo em tal situação. O material disponível para a ocasião está disponível aqui. Os livros estão em inglês, portanto qualquer dúvida estou a disposição. Apenas o Livro do Jogador (Player's Handbook) é realmente necessário para a criação do personagem, podendo o material adicional ser igualmente aproveitado, seja como fonte direta de recursos para a criação do personagem, como também uma orientação do caminho que o mesmo pode seguir para obter uma classe de prestígio, por exemplo.

Pois bem, vamos ao que interessa:

Informações básicas - Há algumas coisas que seria bom resolver antes de sair rolando dados ou saltando precipícios. É bom ter em mente que tipo de personagem você deseja criar com antecedência. Isso facilita bastante na hora de alocar os valores de habilidade, e escolher habilidades, talentos e perícias de acordo com seu intento. E essas informações básicas se consistem em:

Raça - Raça a qual o personagem pertence. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens, e apresentam maior afinidade com certas classes.
Classe - Representa a profissão ou vocação do personagem. O que ele é e pode vir a ser capaz de fazer, habilidades de combate, poderes mágicos ou sobrenaturais. Em conjunto com a raça, é uma das primeiras escolhas a serem feitas na criação de um personagem.
Alinhamento ou Tendência - Representa as atitudes e obrigações morais e pessoais do personagem, em relação ao Bem e Mal universais, e também à Ordem e Caos. Não é necessariamente uma sala confinada restringindo o personagem, mas uma balança que orienta suas ações e pode ser alterada como consequência das mesmas.

Nome - Nome do personagem. Para alguns, a maior dificuldade na criação de um personagem.
Características Físicas - Altura, peso, cor dos olhos e cabelos, etc. Detalhes da descrição do personagem. Não têm impacto nas regras do jogo.
Idade - Idade do personagem. Não costuma interferir no jogo, mas idades muito novas ou avançadas afetam valores de habilidade. Personagens iniciantes geralmente estão nos últimos anos da adolescência (15 a 18 anos para humanos, o equivalente para outras raças), porém esse valor é, em última instância, definido pelo jogador.

Outros atributos relevantes - Uma vez já escolhidas as características básicas do personagem, é hora, então, de lidar com alguns outros valores substanciais do sistema de regras.

Nível - Nível de poder de um personagem em sua classe (ou classes). O nível total de um personagem ígual aos níveis de todas as classes que possui somados. Para efeitos de criação de personagem, o nível inicial será definido em 3.

Valores de habilidade - Representam os atributos físicos, mentais e sociais do personagem. Divididos em:
Força - Força física do personagem.
Destreza - Coordenação, agilidade, reflexos e equilíbrio.
Constituição - Saúde e resistência.
Inteligência - Habilidade cognitiva e racionalização.
Sabedoria - Força de vontade, senso comum, intuição.
Carisma - Personalidade, poder de persuação, habilidade de liderança.

Ao invés de utilizar o método comum para definir valores de habilidade através de rolagens de dados, será usado um sistema de distribuição de pontos com o intuito te evitar o desbalanceamento. Assim, todos terão um total de 30 pontos para distribuir entre os atributos dos personagens, de acordo com a seguinte escala:

Valor de habilidade inicial - 8 (0 pontos)
Cada ponto extra até 14 - 1 ponto
Cada ponto extra acima de 14 até 17 - 2 pontos
Aumentar um atributo de 17 para 18 - 3 pontos

Exemplos de distribuição de pontos:
17, 15, 12, 12, 10, 8
16, 15, 14, 12, 10, 8
18, 14, 12, 11, 10, 8

Esse sistema é válido apenas na criação do personagem. Os valores de habilidade ainda podem ser incrementados de outras maneiras conforme a evolução do personagem ou da campanha.

Uma vez já decididos a raça e classe, bem como os valores de habilidade do personagem, já é possível prosseguir com as etapas finais da criação do mesmo

Perícias - Refletem as habilidades do personagem em realizar diversas atividades mundanas ou excepcionais. A quantidade de pontos disponível para distribuir entre as perícias, bem como quais as habilidades disponíveis, dependem da raça e classe do personagem, e do modificador de Inteligência.
Idiomas - Indicam em quais línguas o personagem sabe se comunicar. Alguns idiomas e alfabetos estão disponíveis apenas a algumas raças ou classes.
Talentos - Garantem ao personagem novas habilidades ou melhoram as que já possui. Vão desde manobras de combate e fortalecimento de magias a criação de itens mágicos e bônus em perícias.

Dinheiro e Equipamento - As posses do personagem: armas, armaduras, montarias, bijuterias, ferramentas, itens mágicos, etc. Para a criação do personagem, o jogador terá a sua disposição 2700 peças de ouro.

Você já tem tudo o que precisa para completar seu personagem! Alguns valores para completar:

PV - Pontos de Vida. Dependem da classe e modificador de Constituição.
CA - Classe de Armadura. Depende do modificador de Destreza, equipamento e habilidades especiais.
Iniciativa - Autoexplicativo. Depende do modificador de destreza e Talentos.
Testes de Resistência - Dividido em Fortitude, Reflexos e Vontade. Depende da classe, modificador do atributo correspondente (Constituição, Destreza e Sabedoria respectivamente) e habilidades especiais.
Deslocamento - Depende da Raça, valor de Força e equipamento.

Personagens conjuradores podem talvez levar um pouco mais de tempo para decidir as magias que conhecem ou mantêm preparadas, mas seu personagem está finalmente pronto! Quando for postar sua história junto com suas estatísticas, use esse modelo:

Nome: Alinhamento:
Raça: Classe(Nível):
XP:
F: D: Cn: I: S: Ca:

PV: CA: Iniciativa:
Resistências: Fort: Ref: Vont:
Deslocamento:

Talentos/Habilidades Especiais:

Perícias:

Equipamento:

Características Físicas:
Idade:
Idiomas:

Biografia:

Um último lembrete: Todas as rolagens de dados que não originarem de uma ação direta dos personagens será feita automaticamente pelo narrador. Porém, cabe ao jogador escolher permitir que seja feita uma rolagem normal ou assumir como resultado um 10 automático quando possível. O jogador pode alterar essa permissão no momento que quiser durante o decorrer da narrativa.
Matt G.
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Ficha do personagem
Classe: Nômade
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