Chicago RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia para Novos Jogadores

Ir para baixo

Guia para Novos Jogadores Empty Guia para Novos Jogadores

Mensagem  Admin Sex 17 Ago 2012, 18:08

Introdução

Não vamos aqui explicar o que é RPG ou mesmo como se joga, pois isto provavelmente você já sabe. O que tentaremos apresentar adiante são dicas e orientações sobre aspectos de como se jogar RPG por Fórum para um melhor aproveitamento e divertimento dos participantes.

Ao contrário de um RPG de mesa, estamos em um ambiente de relacionamento on-line. Logo, qualquer ação que deseje executar tem que ser delineada através da escrita. Toda e qualquer ato ou diálogo de seu personagem deve ser narrado por você, e nesse quesito, quanto mais detalhes forem inseridos, melhor e mais rica se torna a aventura.

Postando

O primeiro ponto em que você deve focar são as postagens. Nem é preciso dizer ser mais que apropriado um texto bem escrito, sem muitas gírias, vícios ou maneirismos na narrativa, muito menos o famigerado internetês. Sejamos realistas aqui, nenhum de nós somos escritores profissionais, porém tenho certeza de que são capazes de produzir um texto coerente e bem constituído.

Assegure-se que ao escrever sua ação, use uma gramática correta o mínimo possível para que sua escrita seja perfeitamente entendida. Nós somos todos capazes de interpretar com talento, então não se apresse. Você possui tempo suficiente para executar sua ação e se colocar sua alma e coração nisto, o resultado será incrível. É apropriado frisar a importância de se escrever sentenças completas, sem frases pela metade ou carecendo de pontuação.

Formatando um Texto

A formatação de um texto é essencial para um melhor entendimento de seus atos durante o jogo. Procure tornar claro em sua narrativa as diferenças entre ações e diálogos. Ação é tudo aqui que seu personagem faz, vê, ouve, ou seja, a narrativa em si. O Diálogo é auto-explicativo, porém vale atentar para o fato de se escrever uma conversação clara e objetiva, frisando sempre quem são seus interlocutores.

Dentro do que é sensato, a Administração permite aos jogadores encenarem diálogos com NPCs criados por eles próprios, familiares, amigos ou qualquer outros que venham a enriquecer o background dos mesmos, sem contanto interferir no rumo da aventura, cedendo informações ou proporcionando vantagens de qualquer tipo ao jogador.

Abaixo segue exemplo das diferenças de um texto formatado e não formatado:

Texto não formatado

Enquanto todos comiam, Aurelius e Zacharia foram conversar em particular na sala do comandante. Estão indo para onde, Aurelius? Sefidabeh, Zach. É uma missão secreta, como deve saber. É, eu recebi a cópia do dossiê. Sabe que isso podia te levar à corte marcial, não sabe? Eu? Aurelius riu de leve. Eu não sou mais militar, Zach. E nem cidadão dos Estados Unidos. Eu sou um mercenário. Para todos os efeitos, sou um fantasma para as leis.
___________________________________

Texto Formatado

Enquanto todos comiam, Aurelius e Zacharia foram conversar em particular na sala do comandante.

Zach: Estão indo para onde Aurelius?
Aurelius: Sefidabeh, Zach. É uma missão secreta, como deve saber.
Zach: É, eu recebi a cópia do dossiê. Sabe que isso podia te levar à corte marcial, não sabe?
Aurelius: Eu? – Aurelius riu de leve – Eu não sou mais militar, Zach. E nem cidadão dos Estados Unidos. Eu sou um mercenário. Para todos os efeitos, sou um fantasma para as leis.
Notaram a diferença?! Formatando um texto, diferenciando, narrativa, ações e diálogos, você faz o mesmo ser mais facilmente inteligível. Negrito, itálico, normal, cores diferentes, enfim, a escolha é sua. Encontre uma formatação uniforme que lhe agrade e a mantenha.

Detalhes

É irrefutável que um texto bem escrito, rico em detalhes e descrições, além de ser de leitura mais aprazível, é algo de extrema importância no RPG. Considerando os fatores de interatividade do jogo e a inter-relação dos personagens, é apropriado que as narrativas se amparem nos pormenores que dizem respeito a pensamentos, gestos, clima, tempo, percepções sensoriais, enfim... Tudo que possa melhor ilustrar a idéia que o jogador deseja passar na interpretação de seu personagem.

No arquétipo acima onde demonstramos uma forma adequada de se formatar suas ações, o narrador cita o encontro de dois personagens em um determinado local. Observem como ficaria o mesmo texto com uma melhor descrição:

Enquanto todos comiam, Aurelius e Zacharia foram conversar em particular na sala do comandante. Era um cubículo pequeno, espartano em sua decoração – uma mesa, uma cadeira para o oficial, duas cadeiras do outro lado de sua escrivaninha; era decorada por duas bandeiras, a dos Estados Unidos e a do Afeganistão. Zacharia recostou-se na mesa, olhando Aurelius. Deviam ter a mesma idade, praticamente.

Zach: Estão indo para onde Aurelius?
Os dois exemplos possuem a mesma idéia, mas não o mesmo resultado. O primeiro, só está ilustrando um fato, o segundo apresenta detalhes. É importante manter em mente que você não estará escrevendo para si mesmo, e sim para outras pessoas que irão ler e responder às suas ações. Se você imagina seu personagem entrando numa loja, o sol brilhando, o ruído dos carros e o jornaleiro gritando "EXTRA, EXTRA", então escreva isso.

Desta forma, a leitura se torna mais atraente e interessante, podendo os jogadores adentrar no ambiente que você criou. A possibilidade de viajar através das imagens expressadas em seu texto tornará o jogo mais divertido para todo mundo.

Considerações para uma Ação

Há determinados pontos que você deve levar em consideração antes de executar uma ação, principalmente aquelas que envolvam determinado esforço específico ou mesmo ações violentas.

É muito importante, para uma maior fidelidade e realismo do jogo, ter em mente os limites e privações de seu personagem. Saber enquanto escreve, com ponderação e sensatez até onde ele pode ir, que sorte de coisas é capaz de fazer, e quais não é.

Antes de qualquer coisa, faça-se uma pergunta: Meu personagem realmente faria este tipo de coisa? Teria inteligência, força, ou qualquer coisa necessária para realizar esta ação?! Se seu personagem é grande, gordo e besta, as chances são de que ele não consiga "voar" por sobre um alambrado como um indivíduo pequeno e magricela conseguiria. Não se pode esperar que um personagem pequeno e fraco seja capaz de destruir um homem com o triplo de seu tamanho. Leve tudo isto em consideração.

Outra pergunta que você também deve se fazer: Quais as conseqüências de minha ação? Imagine o que acarretaria se você decidisse, por exemplo, assassinar o Chefe de Polícia?! Seria caçado por uma legião de policiais sedentos por vingança por todo o país! Certifique-se sempre de se perguntar se os riscos de determinadas ações realmente valem a pena o suficiente para colocar sua vida em risco.

Após todas essas exposições, você está pronto para escrever sua ação. Mas lembre-se sempre que seu personagem está inserido dentro de um mundo inteiro. Quase sempre há pessoas por perto, objetos, locais e um amontoado de outras coisas que podem ou não influenciar em sua ação. Se planejar assassinar um figurão da máfia italiana, tenha certeza de que terá de lidar com no mínimo quatro de seus seguranças. O jogador que não leva em conta tais adversidades pode acabar incorrendo em uma ação mal sucedida e você provavelmente não deseja isso.
___________________________________

Meus caros jogadores, é isso! Jogar por Fórum pode ser muito divertido, mas também envolve uma sorte de pontos aos quais devemos estar sempre atentos. Para qualquer dúvida, crítica ou sugestão, estou à disposição no tópico de suporte.


Att.
A Administração.

Admin
Admin

Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/08/2012

https://chicagorpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos